segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dificuldade de alterar a imagem de si

Criar um estilo é inventar algo que não existia no contexto da minha vida. Essa dieta é nova. Apesar de eu ter feito inúmeras outras ela é diferente por que eu a assumi como invenção minha: compor um cardápio e uma forma de comer excluindo alguns alimentos que produzem alergias. Gostei da invenção, o primeiro mês foram só alegrias e conquistas, mas no segundo dispontaram novamente os inimigos derrotados nas primeiras batalhas.
A ansiedade, agora diante dos alimentos proibidos que aparecem sob a forma da imaginação gustativa antiga: o sabor dos queijos, sua textura, seus diferentes formas são os maiores vilões.
Atacam a minha imaginação e me devoram até que eu os devore. É uma batalha, e foi ganha por eles. Acabei comendo um pouquinho, de um cream chease, me senti culpada. A culpa foi a minha primeira derrota, responsável por aumentar os ataques de ansiedade. Depois vieram outras oportunidades: deliciosos sanduíches de presunto e queijo, bem macios e úmidos, em reuniões de trabalho, em dias de muita correria. Implantava-se novamente o conhecido e temido círculo vicioso.
Qual a saída para esse conflito, como retomar o circulo virtuoso?
Em primeiro lugar, decidi que não iria abandonar a guerra.
Em segundo lugar, lembrei de um conselho de minha nutricionista: realizar um novo exame de alergia para examinar se já estou dessensibilizada em relação a esses alimentos.
Em terceiro lugar, resolvi experimentar sem culpa, o queijo que atormentava a minha imaginação: comprei logo 200 gr de um queijo duro, bem amarelo, com bastante sabor. Um queijo holandês, the old dutch.
Fiz uma refeição de queijo com vinho. Descobri que ainda tenho alguma reação alérgia. Tive machas vermelhas na pele.
Em quarto lugar, providenciei refeições mais leves, líquidas e com bastante canela e gengibre com a finalidade de desinflamar os edemas provocados pela reação alérgica.

E... vamos indo em frente, traçando o caminho que nos levará a ganhar a guerra, lá na frente

Nenhum comentário:

Postar um comentário